NOTÍCIAS E EVENTOS

Home > Notícias e Eventos


AIAB participa da primeira queima em banco do motor S-50



No dia 1º de outubro, a AIAB teve a honra de assistir presencialmente a primeira queima em banco do motor S-50, desenvolvido pelo IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) em parceria com a Avibras. O ensaio foi realizado nas instalações da Usina Coronel Abner (UCA) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em Jacareí (SP), e teve duração aproximada de 80 segundos.
O S-50 equipará o VLM (Veículo Lançador de Microssatélites), concebido em conjunto entre o IAE e a Agência Espacial Alemã MORABA (DLR MORABA).
“Esta é uma data histórica para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). O Brasil acaba de dar um importante passo rumo à conquista de acesso independente ao espaço, capacidade atualmente dominada por um restrito grupo de cerca de 10 países, essencial para a Soberania do Brasil” declarou Julio Shidara, presidente da AIAB.
Com os dados coletados nesse ensaio, os pesquisadores poderão verificar a conformidade de vários parâmetros de projeto como pressão interna, deformações do envelope-motor, empuxo e velocidade de queima, dentre outros.
O evento contou com a participação, dentre outras autoridades, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos César Pontes, do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, do Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván, e do Presidente da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), Josiel Urbaninho de Arruda.
Parabenizamos as associadas Avibras, Cenic e Plastflow pela inestimável contribuição na escrita dessa importante página da história do Programa Espacial Brasileiro!



Fonte: AIAB


Voltar





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W