PRENSA

Home > Prensa


AIAB participa de reuniões com governo federal em Brasília



Encontros com MCTI, MD e Aeronáutica tiveram como tema as iniciativas e perspectivas para o setor aeroespacial no Brasil

Representantes da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil) estiveram novamente em Brasília (DF), em junho, para uma série de reuniões com instituições públicas federais ligadas ao segmento aeroespacial.

Em 20 de junho, o presidente da AIAB, Julio Shidara, e o vice-presidente José Serrador Neto, foram recebidos pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim. O encontro teve por objetivo tratar de perspectivas futuras de projetos para o setor aeroespacial brasileiro, voltados ao atendimento de necessidades da sociedade brasileira e ao fortalecimento da economia.

“Estamos vivendo um momento singular na história do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. A recente aprovação da LC 177/2021, que impede o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), abre uma importante janela de oportunidades para o Brasil passar a investir, de maneira consistente, no fomento à inovação tecnológica em setores considerados estratégicos para o país, como o aeroespacial, fato que, em última análise, potencializará o desenvolvimento socioeconômico do Brasil” declara Shidara.

Ministério da Defesa - Já em 21 de junho, o presidente da AIAB reuniu-se com o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, atual Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (MD) e o responsável pelas ações da Instituição relacionadas ao setor espacial.

Dentre outros temas, foram tratados os projetos desse segmento atualmente em curso, bem como iniciativas conjuntas e sinérgicas de futuros projetos espaciais de interesse do MD.

“O diálogo constante com organizações como o Ministério da Defesa é essencial para que a indústria espacial esteja sempre atualizada com relação às necessidades institucionais do Estado Brasileiro, um dos maiores demandantes por produtos e serviços espaciais, ao mesmo tempo em que busca oportunidades no mercado comercial”, afirma Shidara.

Aeronáutica – Shidara participou ainda de uma reunião no EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica), no dia 22 de junho, para tratar de projetos do setor espacial ligados ao Comando da Aeronáutica.

Pelo EMAER, estiveram no encontro o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do Estado-Maior; o Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, Chefe da 2ª Subchefia (2SC) e da 3ª Subchefia (3SC); o Brigadeiro do Ar R/1 Rogério Luiz Veríssimo Cruz, Chefe da 4ª Seção da 3ª Subchefia (3SC4); o Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha, Chefe da 6ª Subchefia (6SC); o Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, Chefe da 7ª Subchefia (7SC) e o Tenente-Coronel Aviador Daniel Lames de Araújo, Adjunto da 1ª Seção da 7ª Subchefia (7SC1).

“Precisamos explorar, ao máximo, todos os potenciais que o modelo de inovação da tríplice hélice pode proporcionar, para a construção de ações sinérgicas de seus integrantes em prol de objetivos maiores comuns”, finalizou Shidara.



Informações para a imprensa:
Rossi Comunicação
Estela Vesaro - (12) 9.9126-5574 estelamarivesaro@rossicomunicacao.com.br
Valéria Rossi - (11) 9.9348-8562 valeriarossi@rossicomunicacao.com.br



Fonte: AIAB


Voltar





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W