PRENSA

Home > Prensa


AIAB completa 30 anos de história!



30 anos!

Hoje é um dia especial para nós. A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) completa 30 anos de história! São três décadas dedicadas ao fortalecimento de empresas do setor e ao desenvolvimento e à busca pela autonomia tecnológica do país.

Desde sua constituição, em 18 de março de 1993, a AIAB, com sede na cidade de São José dos Campos-SP, é a entidade nacional de classe que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no País, como no exterior.

Juntamente com Associações de outros países, a AIAB é membro ativo do ICCAIA - International Coordinating Council of Aerospace Industries Associations, instituição através da qual a indústria de aviação civil global faz-se representar junto à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), na defesa de seus interesses.

As associadas da AIAB atuam em diversas etapas das atividades aeroespaciais, desde a concepção, o desenvolvimento, a produção, a comercialização e a assistência pós-venda, além de serviços técnicos especializados em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa.

A indústria aeroespacial opera na ponta da pirâmide de agregação de valor e a inovação tecnológica é a gênese de seus produtos, sem a qual, sua competitividade no cenário global é comprometida.

Em um cenário com arrecadação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) alcançando o patamar de R$ 10 bilhões anuais e a possibilidade de emprego da ETEC (Encomenda Tecnológica), instrumento do marco legal da inovação, ainda subutilizado, descortina-se um horizonte promissor para o efetivo avanço da inovação tecnológica no Brasil, particularmente naqueles setores considerados estratégicos para o Brasil, como o aeroespacial.

Nessa linha, os recentes editais de subvenção econômica para o setor aeroespacial podem representar um divisor de águas para a indústria aeroespacial brasileira. No segmento aeronáutico, o edital das Plataformas Demonstradoras de Novas Tecnologias Aeronáuticas representa o início de um processo do qual podem surgir, dentre outros, produtos inovadores da já respeitada indústria aeronáutica brasileira, como, por exemplo, veículos aéreos de mobilidade urbana com navegação autônoma.

No segmento espacial, os editais do satélite e do lançador podem, finalmente, colocar a indústria espacial brasileira em condições de participar da cadeia global de valor do setor espacial.

A AIAB está cada vez mais empenhada em buscar oportunidades como essas junto aos gestores do Programa Espacial Brasileiro (PEB), por acreditar que, dessa forma, em um horizonte de uma década a indústria espacial brasileira reúne condições para se tornar protagonista no cenário global, seguindo a trajetória de êxito do setor aeronáutico nacional.

A AIAB é grata a cada Associado pela confiança e pela parceria nessa jornada de três décadas.

Parabéns a todos!

Julio Shidara, presidente, e Diretoria da AIAB.



Fonte: AIAB


Voltar





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W