Home > Prensa
Nos dias 7 e 8 de outubro, a cidade de São Paulo foi palco de importantes discussões sobre mobilidade aérea urbana, com a realização do 32º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL e do evento Futuro da Mobilidade Aérea Urbana, promovido pela Eve Air Mobility e pela Invest SP.
A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) esteve presente em ambos os eventos, representada por seu presidente, Julio Shidara, que contribuiu com a visão da indústria aeroespacial sobre os desafios e as oportunidades da mobilidade aérea urbana avançada.
No 32º Congresso SAE BRASIL, Shidara participou do Painel Mobilidade Aérea, que abordou o tema “Mobilidade Aérea Inteligente: Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Autônomas”. O debate reuniu especialistas para discutir tecnologia, industrialização, regulação, políticas públicas e aplicações em setores como agricultura, segurança pública, defesa e logística.
Durante sua participação, o presidente da AIAB destacou que o Brasil vive uma janela única de oportunidades para liderar o desenvolvimento global da mobilidade aérea urbana avançada.
“Diferentemente de quando o avião Bandeirante chegou ao mercado, décadas atrás, agora o Brasil está na vanguarda do segmento. Existe uma conjunção favorável de fatores que podem fazer do Brasil o benchmark global em termos de ecossistema de mobilidade aérea urbana. Não podemos deixar de aproveitar cada vantagem competitiva que esse cenário oferece”, afirmou Shidara.
Entre os fatores mencionados, estão:
- A Eve Air Mobility ser a empresa com o maior número de intenções de compra de eVTOL no mundo;
- A ANAC, Agência Nacional da Aviação Civil do Brasil, ser reconhecida internacionalmente por seus pares pela excelência regulatória;
- O Brasil possuir mercado interno robusto, com quatro das 50 maiores regiões metropolitanas do planeta;
- A empresa REVO ser a primeira operadora de eVTOL da Eve na Região Metropolitana de São Paulo;
- Apoio da Prefeitura de São Paulo, com a criação de um grupo de trabalho intersecretarial (Portaria SGM nº 181/2025) para estudar a implantação e operação de eVTOLs na cidade; e
- Apoio do Governo do Estado de São Paulo, coordenando esforços para viabilizar o novo modal de transporte no Estado.
No dia seguinte, 8 de outubro, a AIAB marcou presença no evento Futuro da Mobilidade Aérea Urbana, que reuniu líderes, especialistas e inovadores para discutir avanços, desafios e oportunidades do setor.
Realizado na Invest SP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, o encontro foi um espaço de diálogo e construção coletiva de soluções para tornar as cidades mais inteligentes, conectadas e sustentáveis.
“Os organizadores do evento estão de parabéns. Todas as instituições envolvidas no desafio de viabilizar a operação de eVTOLs na cidade de São Paulo participaram do evento. Apenas com o engajamento de todos os envolvidos é que existe a possibilidade de êxito da iniciativa”, destacou o presidente da AIAB.
A presença da AIAB reforçou o compromisso da Associação em contribuir com o desenvolvimento do ecossistema aeroespacial e de mobilidade aérea no Brasil, promovendo parcerias estratégicas e fortalecendo a integração entre governo, indústria e academia.
Fonte: AIAB
Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.