Diretoria

Home > AIAB > Diretoria


Presidente O Eng. Julio Shidara foi eleito para o cargo de Presidente da AIAB para o mandato 2021-2025 em Assembleia Geral realizada em abril de 2021. Graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1986.
Shidara é Coronel Engenheiro da reserva da FAB e atuou, no início de sua carreira profissional, na implantação do caça AM-X no 1º/16º Grupo de Aviação. Mas foi no âmbito da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate - COPAC que dedicou a maior parte de sua carreira profissional, atuando em projetos de modernização da Força Aérea Brasileira como o caça AM-X, radar embarcado SCP-01, projeto SIVAM e míssil ar-ar A-DARTER, dentre outros.
Possui ainda os seguintes cursos: Curso de Engenharia de Software no ITA, Curso de aperfeiçoamento de oficiais na EAOAR, Curso de Gerência de Projetos no CTA, MBA em Gestão de Processos na Universidade Federal Fluminense - UFF, Curso de Comando e Estado-Maior na ECEMAR e Curso de Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação – CNEG no Instituto de Logística da Aeronáutica – ILA.



Vice-Presidente O Eng. José Serrador Neto foi eleito para o cargo de Vice-Presidente da AIAB para o mandato 2021-2025 em Assembleia Geral realizada em abril de 2021. É Engenheiro de Produção formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-graduado em Direito Internacional e das Relações Econômicas do Comércio pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Ingressou na Embraer em 2000, como assessor da Vice-Presidência de Relações Externas e, desde então, vem desenvolvendo funções ligadas a esta área.
Atualmente, é Vice-Presidente de Relações Institucionais da Embraer, com responsabilidades sobre Políticas de Comércio Internacional, em especial os Contenciosos Internacionais na OMC e as negociações do Setor Aeronáutico na OCDE, atuando ainda na gestão de temas de Políticas Públicas no Brasil e em especial ligados à área tributária, aduaneira, regulação econômica / setorial e trabalhista.
Sua trajetória profissional inclui passagens pela área de Relações Governamentais da Xerox do Brasil, Arthur Andersen Business Consulting e publicações na área de Políticas de Comércio Exterior.
Em 2008, foi indicado para o programa Global Leadership Seminar da Universidade de GeorgeTown e, em 2013, foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Cavaleiro) da Força Aérea Brasileira.



Vice-Presidente Avandelino Santana Junior foi eleito para o cargo de Vice-Presidente da AIAB para o mandato 2021-2025 em Assembleia Geral realizada em abril de 2021.
Santana Jr. é Doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)/Moscow Aviation Institute (MAI) desde 2008, Mestre em Ciências pelo ITA (1999) e graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica (ITA/1996). Possui também especialização em Propulsão Liquida pelo MAI. No Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), exerceu diversos cargos e funções, desde pesquisador nas áreas de propulsão e sistemas espaciais, até os de Subdiretor de Espaço e Vice-Diretor. Coordenou projetos de desenvolvimento de tecnologias de propulsão líquida no IAE, sendo responsável pela criação do Laboratório de Propulsão Líquida naquele Instituto. Trabalha atualmente na Avibras Indústria Aeroespacial S.A. como Gestor de Negócios em Espaço.
Foi autor de livro na área de instabilidade de combustão de motores foguete a propelente líquido, tendo publicado dezenas de artigos científicos em congressos e revistas internacionais na área de propulsão líquida, instabilidade de combustão, sistemas dinâmicos e veículos lançadores de satélites. É Coronel Aviador da Reserva, tendo concluído todos os cursos de carreira, destacando-se o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra - ESG, além do MBA em Gestão de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Fluminense.



Vice-Presidente Jadir Nogueira Gonçalves foi eleito para o cargo de Vice-Presidente da AIAB para o mandato 2021-2025 em Assembleia Geral realizada em abril de 2021.
Jadir graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1985, tendo dedicado o início de sua carreira profissional ao Programa Espacial Brasileiro (PEB) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Em 1994 fundou, juntamente com dois outros sócios, a Fibraforte Engenharia, Indústria e Comércio Ltda., empresa que atua no Setor Aeroespacial Brasileiro e que forneceu o sistema de propulsão que equipa o Satélite Amazônia 1, primeiro satélite brasileiro de observação da terra projetado, construído e integrado no Brasil, e que foi colocado em órbita, com êxito, em fevereiro de 2021.
Jadir é sócio-diretor da Fibraforte.






Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W


Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W