news

Home > News


Transmissão ao vivo do lançamento do Satélite Brasileiro Amazônia 1 - dia 28 de fevereiro



Acompanhe ao vivo o lançamento do Amazonia-1, que é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O Amazonia-1 é um projeto coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).

https://www.youtube.com/watch?v=3AdHg1vYKa4

Texto abaixo de autoria da AIAB:

Você sabia que, dentre 18 sistemas de infraestrutura considerados críticos pelos Estados Unidos, 15 deles dependem do sinal de temporização do GPS para funcionarem?

Todos os serviços que nós nos acostumanos a usar no nosso dia-a-dia nestes tempos modernos dependem, direta ou indiretamente, de satélites: internet, serviços bancários, cartão de crédito, comércio eletrônico, telefonia celular, TV via satélite, viagens aéreas e até mesmo a energia elétrica.

Na eventual falta do sinal de temporização do GPS, os Estados Unidos e todos os países que não possuem um sistema secundário para sincronização de seu grid elétrico experimentarão black-outs nacionais.

Cada vez mais, a sociedade e a economia, dependem de sistemas espaciais. E, do ponto de vista estratégico e de soberania nacional, não é nada bom que um país dependa totalmente de sistemas espaciais estrangeiros.

O lançamento do primeiro satélite brasileiro de observação da Terra, o Amazônia 1, tem o potencial de representar um verdadeiro divisor de águas para o Setor Espacial Brasileiro. O Amazônia 1, que é a primeira aplicação da PMM – Plataforma Multimissão, pode representar para o Indústria Espacial o que o avião Bandeirante representou para a Indústria Aeronáutica décadas atrás e que produziu, simplesmente, o terceiro maior complexo industrial aeronáutico do mundo.

Caso o PEB - Programa Espacial Brasileiro - seja adotado como programa do Estado Brasileiro, com garantia de alocação de recursos no longo prazo, o Setor Espacial Brasileiro pode, num curto espaço de tempo para os padrões mundiais, conquistar posição de protagonismo no cenário mundial, à semelhaça do que ocorreu no Setor Aeronáutico.

Competência, determinação e comprometimento não nos faltam.



Source: MCTI e AIAB


Return





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W