Diretoria

Home > AIAB > Diretoria


Eng. Walter Bartels foi eleito Diretor-Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil – AIAB em 1995 e reeleito em 1997, 2001, 2009 e 2013. É Engenheiro Aeronáutico, graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, São José dos Campos (1963), e Engenheiro Navegante de Ensaios de Voo (“IngénieurNavigant d’Essais em Vol” – Brevent no INE-275), ÉcoleduPersonnelNavigant D’Essais et Recèption, Istres – França (1969).
Em nível de Pós-Graduação realizou os seguintes cursos:
- “Fabrication des Avions et des Missiles” – ENSICA/ITA;
- Introdução à Tecnologia Espacial – CNAE/ITA;
- Aerodinâmica de Aviões e Mísseis (Nível Pós-Graduação) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica;
- Estabilidade Dinâmica e Controle de Aviões e Mísseis – ITA;
- “Management of Research & Development” – CTA/USAF.

Com uma experiência profissional de mais de 50 anos no setor aeroespacial, iniciou sua carreira, em 1964, como Engenheiro de Ensaios em Voo no Centro Técnico Aeroespacial – CTA, além de professor visitante do ITA, ocupando, em sequencia, as Chefias do Túnel Aerodinâmico e da Divisão de Ensaios em Voo. Em 1976 ingressou na EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, como Gerente do Programa AM-X e Diretor Adjunto Técnico. De 1989 a 1996 atuou como Diretor de Programas e Contratos Governamentais com responsabilidade pelos Programas AM-X, Tucano França, Tucano Egito, CBA-123, SIVAM e AL-X.

Ocupa a posição de Diretor nos Departamentos de Competitividade e Tecnologia de Defesa e Segurança da FIESP, é Conselheiro do International CoordinatingCouncilof Aerospace Industries Associations, entidade de classe virtual cujos membros são Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa, Japão e Rússia, o qual se relaciona com a Organização da Aviação Civil International, ligada a ONU.

Atualmente, entre outros, é membro do Conselho Técnico ad Associação de Comércio Exterior do Brasil, do Conselho Consultivo da ANAC, representando a indústria aeronáutica.



Eng. José Serrador Neto foi reeleito Diretor-Secretário na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 26 de abril de 2013. José Serrador Neto é Engenheiro de Produção formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-graduado em Direito Internacional e das Relações Econômicas do Comércio pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Ingressou na Embraer em 2000, como assessor da Vice-Presidência de Relações Externas e, desde então, vem desenvolvendo funções ligadas a esta área.

Atualmente, é Diretor de Relações Externas da Embraer, com responsabilidades sobre Políticas de Comércio Internacional, em especial os Contenciosos Internacionais na OMC e as negociações do Setor Aeronáutico na OCDE. Sua função engloba ainda a gestão de temas de Políticas Públicas no Brasil e em especial ligados à área tributária, aduaneira, regulação econômica / setorial e trabalhista. Representante da Embraer em entidades de classe e empresariais no Brasil e Exterior, sua trajetória profissional inclui passagens pela área de Relações Governamentais da Xerox do Brasil, Arthur Andersen Business Consulting e publicações na área de Políticas de Comércio Exterior. No ano de 2008, foi indicado como um dos representantes Brasileiros para o Global LeadershipSeminar, programa de política internacional da Universidade de GeorgeTown, em Washington DC, e agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Cavaleiro) da Força Aérea Brasileira (2013, Brasília)



Eng. José de Sá Carvalho Junior foi reeleito Diretor-Tesoureiro na Assembleia Geral Ordinária realizada em 26 de abril de 2013. Mestre em Engenharia Aeronáutica, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA, São José dos Campos, 1989 e Engenheiro Civil pela Universidade Nuno Lisboa, Rio de Janeiro, 1980. Realizou os cursos de pós-graduação de Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica e Economia Brasileira, ambos pelo ITA em 2000 e Infraestrutura Aeroportuária pelo CIEAr em 1981.

Atualmente na AVIBRAS exerce o cargo de Diretor Comercial Brasil e América, acumulando a atividade Comercial para a área Nacional de Sistemas de Defesa, Espaciais e Civis. Exerce também as funções de busca de novos negócios e de promoção da inovação, incluindo parcerias internacionais. Também na AVIBRAS, de 2003 a 2005 exerceu a atividade de Gerente de Negócios para o Oriente Médio e de 2001 a 2003 a atividade de Gerente Comercial para os Programas F-X e CH-X da FAB. Na Força Aérea Brasileira exerceu as funções de Chefe da Divisão de Homologação Militar-FHM do CTA-IFI, de 1999 a 2001, Chefe da Subdivisão de Verificação da Qualidade do CTA-IFI, de 1996 a 1999, membro da Representação do então Ministério da Aeronáutica do Brasil na Itália, em Roma, para o Programa AM-X, de 1994 a 1996 e Chefe da Subdivisão de Estruturas do CTA-IFI-FHM, de 1989 a 1994.






Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W


Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W