Diretoria

Home > AIAB > Diretoria


Eng. Walter Bartels foi eleito Diretor-Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil – AIAB em 1995 e reeleito em 1997, 2001, 2009 e 2013. É Engenheiro Aeronáutico, graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, São José dos Campos (1963), e Engenheiro Navegante de Ensaios de Voo (“IngénieurNavigant d’Essais em Vol” – Brevent no INE-275), ÉcoleduPersonnelNavigant D’Essais et Recèption, Istres – França (1969).
Em nível de Pós-Graduação realizou os seguintes cursos:
- “Fabrication des Avions et des Missiles” – ENSICA/ITA;
- Introdução à Tecnologia Espacial – CNAE/ITA;
- Aerodinâmica de Aviões e Mísseis (Nível Pós-Graduação) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica;
- Estabilidade Dinâmica e Controle de Aviões e Mísseis – ITA;
- “Management of Research & Development” – CTA/USAF.

Com uma experiência profissional de mais de 50 anos no setor aeroespacial, iniciou sua carreira, em 1964, como Engenheiro de Ensaios em Voo no Centro Técnico Aeroespacial – CTA, além de professor visitante do ITA, ocupando, em sequencia, as Chefias do Túnel Aerodinâmico e da Divisão de Ensaios em Voo. Em 1976 ingressou na EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, como Gerente do Programa AM-X e Diretor Adjunto Técnico. De 1989 a 1996 atuou como Diretor de Programas e Contratos Governamentais com responsabilidade pelos Programas AM-X, Tucano França, Tucano Egito, CBA-123, SIVAM e AL-X.

Ocupa a posição de Diretor nos Departamentos de Competitividade e Tecnologia de Defesa e Segurança da FIESP, é Conselheiro do International CoordinatingCouncilof Aerospace Industries Associations, entidade de classe virtual cujos membros são Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa, Japão e Rússia, o qual se relaciona com a Organização da Aviação Civil International, ligada a ONU.

Atualmente, entre outros, é membro do Conselho Técnico ad Associação de Comércio Exterior do Brasil, do Conselho Consultivo da ANAC, representando a indústria aeronáutica.



Eng. José Serrador Neto foi reeleito Diretor-Secretário na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 26 de abril de 2013. José Serrador Neto é Engenheiro de Produção formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-graduado em Direito Internacional e das Relações Econômicas do Comércio pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Ingressou na Embraer em 2000, como assessor da Vice-Presidência de Relações Externas e, desde então, vem desenvolvendo funções ligadas a esta área.

Atualmente, é Diretor de Relações Externas da Embraer, com responsabilidades sobre Políticas de Comércio Internacional, em especial os Contenciosos Internacionais na OMC e as negociações do Setor Aeronáutico na OCDE. Sua função engloba ainda a gestão de temas de Políticas Públicas no Brasil e em especial ligados à área tributária, aduaneira, regulação econômica / setorial e trabalhista. Representante da Embraer em entidades de classe e empresariais no Brasil e Exterior, sua trajetória profissional inclui passagens pela área de Relações Governamentais da Xerox do Brasil, Arthur Andersen Business Consulting e publicações na área de Políticas de Comércio Exterior. No ano de 2008, foi indicado como um dos representantes Brasileiros para o Global LeadershipSeminar, programa de política internacional da Universidade de GeorgeTown, em Washington DC, e agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Cavaleiro) da Força Aérea Brasileira (2013, Brasília)



Dr. Carlos Alberto Macedo Cidade Foi eleito Diretor Tesoureiro em 15 de dezembro de 2017. Atualmente é Diretor de Assuntos Corporativos da Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
Profissional com grande experiência na atividade em Relações Institucionais e Governamentais, Carlos Alberto Macedo Cidade atuou neste seguimento por 26 anos, junto ao Poderes Legislativo e Executivo e Agências reguladoras. Nos últimos 10 anos como Diretor de Política Regulatória e Setorial da Oi/SA, anteriormente, e durante 16 anos na Confederação Nacional da Indústria ­ CNI, como Gerente Executivo e Secretário Executivo do Conselho de Assuntos Legislativos.
Foi Assessor Especial do Ministério da Integração Nacional e Assessor Técnico da Liderança do Governo no Senado Federal. Foi Chefe de Gabinete de Deputado Federal e Assessor da Liderança do PMDB na Assembleia Nacional Constituinte.
Atualmente é Vice­Presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais ­ ABRIG.
No exercício da advocacia, sócio fundador de Cidade Schmorantz Advogados Associados que tem entre seus clientes entidades sindicais, associações de servidores públicos, empresas e clientes individuais, nas áreas administrativa, trabalhista, cível, meio ambiente, societário, tributário, contratos e execuções.






Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W


Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W