NOTÍCIAS E EVENTOS

Home > Notícias e Eventos


BNDES cria condições especiais para exportação de equipamentos de defesa Banco anuncia linha de financiamento que poderá chegar a 25 anos Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ec



RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira a criação de uma linha de financiamento para os contratos de exportação de equipamento de defesa, que poderão chegar a 25 anos, com carência de até cinco anos.

As taxas de juros e spreads serão definidos caso a caso, segundo a presidente da instituição, Maria Silvia Bastos Marques. Os contratos de exportação poderão ser financiados integralmente, hoje há uma limitação de 80% para financiamento de contratos de exportação.

A linha já está à disposição das empresas, mas não estará disponível para armamentos e munições, apenas para equipamentos de defesa.

O objetivo do governo e do banco é criar condições mais competitivas para a indústria de defesa no mercado internacional.

CRÉDITO DEVE ALAVANCAR VENDAS DA EMBRAER

Atualmente, o BNDES tem uma linha de financiamento de exportações que atende as empresas de defesa, porém elas seguem as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O financiamento será pago em dólar pelo país que contratar os produtos das empresas brasileiras e o BNDES repassará em reais esses valores para as empresas.

O presidente da Embraer Defesa, Jackson Schneider, disse ao GLOBO que essa linha de financiamento deve alavancar a venda de produtos da empresa, que está em fase final de certificação do cargueiro KC-390, apontado pelo ministro da Defesa como um dos produtos que pode receber essa linha de financiamento quando estiver apto para concorrências internacionais.

- Eventualmente (o KC-390) pode estar sujeito a participar da linha de financiamento. Não temos ainda casos específicos e concretos já negociados,mas estamos em processo de negociação de uma série deles e o primeiro que se materializar vamos levar ao BNDES - disse Schneider.

Segundo ele, há 10 países em negociação com a Embraer para o cargueiro e que até o fim do ano espera concretizar uma venda externa.

Questionado se novas concorrências do supertucano podem ser concretizadas ainda este ano ele disse que é possível:

- No curto prazo estaremos anunciando novas vendas do supertucano.

Maria Silvia disse ainda que o banco pretende financiar novos projetos de inovação na área de defesa, porém não explicou se haveria condições melhores de financiamento nesse caso.

- Foi criado um grupo na Camex que vai dar os normativos para todas as garantias e com a participação do Cofig - explicou Maria Silvia.

Esse grupo é que vai analisar os pedidos de financiamento das empresas.

- Nossa intenção é estruturar o financiamento que seja compatível com as condições internacionais. São exportações diferentes das demais, porque são de país para país - argumentou ela. - Também podemos e queremos financiar a atividade produtiva da indústria internamente. Inovação pesquisa e desenvolvimento são uma parte relevante dessa indústria.







Fonte: Jornal O Globo


Voltar





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W