NOTÍCIAS E EVENTOS

Home > Notícias e Eventos


Edital MCTI/FINEP/AEB vai incentivar o desenvolvimento de veículos lançadores de nano e microssatélites



Chamada pública vai destinar R$ 190 milhões do FNDCT para a iniciativa e já está aberta para participação

Publicado em 03/08/2022 18h18 Atualizado em 04/08/2022 08h53


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a FINEP e a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas à pasta, divulgou nesta quarta-feira (3), em São José dos Campos (SP), o edital de subvenção econômica que vai incentivar o desenvolvimento de veículos lançadores de nano ou microssatélites em território nacional.

A chamada vai investir R$ 190 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para a criação de ao menos 2 protótipos de veículo com capacidade de lançar no mínimo 5 kg de carga útil na órbita equatorial, com realização das operações de lançamento a partir do território nacional. O edital já está no site da FINEP e tem inscrições abertas até 26 de setembro.

Para mobilizar a cadeia industrial e de pesquisa do setor, as propostas devem envolver no mínimo 4 empresas. Os projetos ganham mais pontos na etapa de avaliação se contarem com a participação de mais companhias e de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). A chamada é aberta à participação de empresas de qualquer porte.

Durante o evento de divulgação, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações afirmou que o edital se soma a outras iniciativas que buscaram a retomada sustentável do setor aeroespacial brasileiro e que o ministério enxerga a área como estratégica para o desenvolvimento do país.

O presidente da FINEP/MCTI explicou que a exigência de associação entre as empresas para participar do edital tem o objetivo de fomentar o setor e incentivar a cooperação. Ele também desejou boa sorte aos participantes.

Já o presidente da AEB/MCTI apontou que o mercado de pequenos veículos lançadores cresce ao redor do mundo e as empresas brasileiras precisam se fortalecer e fazer parte desse segmento.

Foto: Neila Rocha

Matéria publicada pelo MCTI.



Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/08/edital-mcti-finep-aeb-vai-incentivar-o-desenvolvimento-de-veiculos-lancadores-de-nano-e-microssatelites


Voltar





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W